A ampla utilização dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) na Educação pode contribuir no uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), das Metodologias Ativas e favorecer a abordagem Construcionista, Contextualizada e Sign ificativa (CCS), na qual o estudante utiliza a tecnologia como instrumento para produzir algo que parte da sua vivência e realidade, e o professor atua como mediador para ajudá-lo a formalizar conceitos. Nesse contexto, a internet e os dispositivos m óveis têm contribuído na proliferação de grande quantidade de dados em formato digital, os quais ainda são pouco utilizados para gerar a descoberta de conhecimento. Com as contribuições geradas pela área de Descoberta do Conhecimento em Banco de Dado s (do original em inglês Knowledge Discovery in Database, KDD), métodos e técnicas computacionais podem ser empregadas para melhor compreender o comportamento dos estudantes no AVA e em quais condições eles aprendem. Este livro relata como o uso de t écnicas de KDD, principalmente mineração de dados, foram organizadas para encontrar os indícios das habilidades dos estudantes que passaram a ser externalizadas no decorrer do processo de construção de um produto que fez parte de seus contextos e lhe s foi significativo, além de contribuir na agilização do processo de monitoramento e controle (intervenção) das ações de estudantes e professores, possibilitar a revisão e planejamento de estratégias futuras por parte do professor, autor, designer ed ucacional, tutor on-line. O curso de pós-graduação em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor), da Unesp, foi analisado a partir das categorias CCS, sistematizadas em um software experimental denominado KDLE (Knowledge Discovery in Learning Environment) e os resultados foram compilados em uma linguagem mais adequada aos profissionais de Educação. A KDD pode ser um fator transformador em Educação, pois permite a tomada de decisão com base em dados e fatos, e não apenas de forma intuitiva ou por meio de experiências vivenciadas. Representa, portanto, uma nova forma de fazer e pensar a Educação.
Código: |
L020-9786525030517 |
Código de barras: |
9786525030517 |
Peso (kg): |
0,300 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Autor |
SCHLUNZEN, JÚNIOR |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
237 |
Ano de edição |
2022 |