• AS SOCIEDADES MUSICAIS FRANCESAS DO INÍCIO DO SÉCULO XX: IDEOLOGIAS E CONSEQUÊNCIAS

As Sociedades Musicais France­sas criadas entre o final do século XIX e início do século XX representaram um importante instrumento agregador e de luta pela criação da música con­temporânea francesa. Esses agrupa­mentos apresentaram em primeira audiç ão obras referenciais de com­positores como Claude Debussy, Maurice Ravel, Gabriel Fauré e tan­tos outros. A certeza de terem suas obras apresentadas significou para esses músicos uma motivação con­creta de trabalho, oferecendo ainda um espaço sem pr ecedente aos vári­os intérpretes aqui mencionados, responsáveis por uma quantidade impressionante de performances e estreias, amplamente documentada pela crítica especializada da época.

Nesse sentido, a obra de Danieli Longo Benetti buscou realiza r um histórico e uma reflexão sobre as ideologias e consequências das sociedades mu­sicais investigadas. O livro faz-nos pensar nessa curiosidade e nesse descompasso entre os movimentos políticos e os artísticos. É como se, o tempo todo, a Arte grita sse ao mundo para vir atrás dela, conclamando as pessoas a transforma­rem suas sensibilidades, para que, quando dos momentos de grandes ebulições so­ciais efetivas, das quais decorrem substan­ciais transformações socioeconômicas, ela arrefecesse seu movimento à l’avant-garde e desse lugar a retrocessos, cerceamentos e confinamentos pouco condizentes com sua própria natureza especulativa.

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Autor LONGO, BENEDETTI
Editora ALAMEDA EDITORIAL
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 296
Ano de edição 2020

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AS SOCIEDADES MUSICAIS FRANCESAS DO INÍCIO DO SÉCULO XX: IDEOLOGIAS E CONSEQUÊNCIAS