• MUSICALIDADE CRÍTICA: FUNDAMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO MUSICAL PAUTADA NA PEDAGOGIA CRÍTICA DE PAULO FREIRE

Será possível ensinar e aprender música numa escola pública brasileira da mesma forma como os músicos populares aprendem – sem professor, escolhendo as músicas que querem aprender, tirando músicas de ouvido e aprendendo em grupos de amigos? O livro M usicalidade Crítica: Fundamentos para uma Educação Musical pautada na Pedagogia Crítica de Paulo Freire visa unir a Educação Musical ao pensamento freiriano de educação. A Musicalidade Crítica representa a ampliação de consciência acerca dos signific ados musicais presentes na experiência musical, inseridos em um amplo processo de conscientização sobre o mundo a partir do objeto música. Tal conexão se estabelece por meio da associação das práticas informais de aprendizagem musical na escola a um processo de conscientização musical crítico fundamentados na Sociologia da Música, especialmente na Teoria dos Significados Musicais de Lucy Green. Pensando nisso, desenvolvi uma ampla pesquisa bibliográfica associada a experiências pedagógicas em sa la de aula que determinaram “Parâmetros para análise dos comportamentos docentes e discentes em práticas informais de aprendizagem musical na escola”. Tal modelo descreve a relação dicotômica entre as categorias Autoridade e Autoritarismo Liberdade e Licenciosidade, representando a união entre a Educação Musical e algumas das principais categorias freirianas associadas à conscientização no ambiente escolar. Esse modelo sugere a necessidade de superação do habitus escolar, herança da Educação Ba ncária que permeia a formação da escola brasileira, para alcançarmos o estado potencial de Musicalidade Crítica. A presente obra é destinada a pesquisadores, educadores musicais e professores de música interessados na aplicação das práticas informais de aprendizagem musical na escola. Este livro oferece reflexões e fundamentações teóricas que ampliarão a visão do leitor acerca do que é a Educação Musical inserida em uma perspectiva crítica freiriana de educação, em que educar não é apenas formar , mas, acima de tudo, humanizar.

Código: L020-9786558204985
Código de barras: 9786558204985
Peso (kg): 0,330
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,00
Autor CALDAS, SIMÕES
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 233
Ano de edição 2021

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

MUSICALIDADE CRÍTICA: FUNDAMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO MUSICAL PAUTADA NA PEDAGOGIA CRÍTICA DE PAULO FREIRE