Apresentamos projetos criativo-musicais fundamentados na aprendizagem criativa, referencial teórico e abordagem metodológica que sustentam processos de educação musical em que aprendemos música criativamente. Os projetos são abertos e fl exíveis, tec endo um conjunto de ideias para o planejamento, sem delimitar planos de aula ou uma sequência fi xa de atividades. Assim, à medida que professores(as) e estudantes participam do processo de modelagem dos planejamentos, eles vão adquirindo contornos p articulares, como práticas pedagógicas em movimento. Num movimento de tecer, de tramar, indo e vindo, buscamos, com cuidado e atenção, as componentes para compor este livro, que aborda alguns elementos da cultura de um povo indígena: os Mbya-Guarani . Para adentrar a mata, o Mbyá pede licença. E, em silêncio, percorre as trilhas... com olhar e ouvidos atentos em busca da taquara, do bambu, do cipó e da criciúma... Ajeitam a taquara, retiram as tiras grossas e fi nas, dão formas e cores. Desse mo do, vão ordenando o material para tecer, tramar, criar, compondo o ajaka. Assim como na trama do ajaka, entre as histórias, os estudos e as conversas, este material foi sendo tramado, com a colaboração de muitas mãos, em diálogo intercultural com a c omunidade Mbya-Guarani Itaty, na Terra Indígena do Morro dos Cavalos, Palhoça, SC. Esperamos que ele possa despertar ideias, propostas, convites, sugestões e indicações para professoras e professores, com vistas a incluir essas temáticas na educação musical escolar não indígena. Cláudia Roberta Yumiko Tristão Vozes Mbya-Guarani na educaç ã o musical escolar é dirigido a educadores(as) musicais, pesquisadores(as), professores( as) que atuam na educaç ã o bá sica e demais interessados( as) pelo t ema, tendo em vista o objetivo de fortalecer o trabalho com culturas indí genas em escolas não indígenas. O livro apresenta componentes da cultura indí gena Mbya-Guarani e foi desenvolvido em diá logo com a comunidade da Escola Indí gena Itaty e do g rupo de canto e danç a Tape Mirim, da Terra Indí gena Morro dos Cavalos (Palhoç a, SC). O material apresenta fundamentação teórico-metodológica e cinco projetos criativo-musicais voltados aos anos iniciais do ensino fundamental. Cada projeto integra um ou mais elementos da cultura Mbya: o tekoa e a opy os grafi smos as esculturas guarani de bichinhos de madeira o mbaraka mirim a escola indí gena e palavras em guarani. Com esses eixos temáticos, os projetos introduzem perspectivas das cultura
Código: |
L020-9788584043835 |
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Autor |
Tristão; Viviane, Beineke |
Editora |
HUCITEC |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
64 |
Ano de edição |
2024 |