• NARRATIVAS DO RIO DE JANEIRO NAS AULAS DE HISTÓRIA

Com diferentes abordagens teórico-metodológicas, esta obra reflete sobre as narrativas do e sobre o Rio de Janeiro que circulam nas aulas de História da Educação Básica da cidade, do estado e do país. Embora a questão local assuma relevância, o fato de a cidade ter sido capital federal entre 1763 e 1960, e, portanto, palco principal da História política do país, faz com que sua história seja estudada em todo o território nacional, mas implica também o apagamento de suas especificidades, reveland o assim uma tensão entre o universal e o particular inerente às narrativas sobre o Rio de Janeiro. Pesquisadores do Ensino de História expõem, aqui, uma variedade de aspectos sobre o que é considerado válido para ser ensinado, tendo como foco de suas investigações o Rio de Janeiro: que temporalidades privilegiar numa aula de História? Que riscos projetos educacionais conservadores oferecem à construção de narrativas mais democráticas nas aulas de História? Quais os limites e possibilidades da hi stória local na produção de subjetividades e fixações identitárias? Quais as possibilidades de relação entre narrativas de si e narrativas históricas escolares? Que relações são estabelecidas com a cultura e o patrimônio afro-brasileiros? Que sujeito s narram e/ou são narrados na História ensinada nas escolas e nos materiais didáticos? Essas e outras questões - e algumas respostas possíveis - circulam nos 12 capítulos que compõem este livro.

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Autor LEONARDO, MARTINS
Editora MAUAD
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 280
Ano de edição 2016

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NARRATIVAS DO RIO DE JANEIRO NAS AULAS DE HISTÓRIA