• O DIREITO À EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: ASPECTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

O livro O direito à educação de alunos com deficiência: aspectos da implementação da política de educação inclusiva busca apresentar ao leitor aspectos da implementação a partir das percepções dos agentes implementadores. O foco baseia-se na interaçã o desses atores e na forma como essa interação influencia os resultados de tais políticas. Como referencial teórico, foram utilizados os estudos sobre burocracia de médio escalão, burocracia de nível de rua e os Estudos sobre a Deficiência (Disabilit y Studies) que ofereceram condições de chaves de interpretação dos fenômenos por meio da perspectiva sociológica da deficiência, sobretudo por meio do conceito de capacitismo.
O livro apresenta aspectos ligados ao “chão da escola” e à prática cotidi ana escolar de profissionais que atuam na rede municipal de uma cidade localizada no interior do país. O funcionamento precário de algumas unidades escolares e a pressão de responsabilização quanto aos resultados sem a oferta de condições adequadas d e trabalho foram fatores que impactaram profundamente o trabalho dos agentes implementadores.
Atrelado a isso, ressaltam-se as percepções a respeito do conceito de deficiência. Busca-se mostrar que, para além das questões que permeiam o campo de pes quisa da educação especial e enfatizam a importância da relação professor e aluno, o foco para outros atores, como gestores, por exemplo, é essencial para que seja possível entender como ocorre a implementação das políticas públicas. O livro objetiva apresentar tais elementos enfatizando a interação dos gestores tanto com os professores (que se encontram na linha de frente da implementação das políticas) como com profissionais lotados na secretaria de educação e que, em um contexto hierárquico, localizam-se no médio escalão.
Com uma linguagem acessível, porém, sem perder o rigor científico, o livro O direito à educação de alunos com deficiência: aspectos da implementação da política de educação inclusiva traz ao leitor/à leitora aspectos d as políticas públicas destinadas às pessoas com deficiência, considerando atores centrais que não são apenas os professores, mas também os agentes que são responsáveis pela implementação da política em outros níveis hierárquicos e que impactam os res ultados das políticas.

Código: L020-9786525017624
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Autor DE, CAMARGO
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 215
Ano de edição 2022

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O DIREITO À EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: ASPECTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

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  • Vendido e entregue por Livraria Domus Brasilis - Rio de Janeiro - RJ