O processo de construção dos números é social, cultural e marcado historicamente por negociações de significados, tensionamentos políticos e contingências de ordens ecológica e econômica que possibilitaram a sua edificação. Nesse sentido, a construçã o dos números é antropológica, dependente de questões próprias colocadas por determinadas instituições para representar determinados fenômenos ou problemas específicos que lhes convêm resolver.
A pretensão de defender essa tese motivou-nos à constru ção coletiva de uma Organização Matemática para os números, pautada na justificação epistemológica de tarefas e situações que situam a razão de ser dos números e de seu ensino no ambiente escolar sob uma perspectiva antropológica. Assumir essa perspe ctiva para a construção dos números, contudo, não é trivial, pois coloca-nos diante de um universo de informações muitas vezes desencontradas e/ou lacunares, suscitando a exploração de um campo complexo, arenoso, e sujeito a tensionamentos provocados por possíveis críticas de defensores da perspectiva cognitivista psicológica, hoje amplamente defendida.
Reunimos neste livro os resultados de nossas pesquisas e ações formativas que nos possibilitaram categorizações e análises que deram forma a u ma proposta de abordagem antropológica dos números para a formação de professores dos seis primeiros anos do ensino fundamental e a elaboração de uma proposta curricular diferenciada sobre os números e suas operações básicas.
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Autor |
CARVALHO, CARRÉRA |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
97 |
Ano de edição |
2022 |