Em O fotográfico, Rosalind Krauss ataca a fotografia. Primeiro, demonstra que é errôneo pensar a fotografia a partir dos critérios históricos e taxinômicos que são utilizados na pintura (o universo da fotografia é o do arquivo, não o do museu, e é im possível entender a obra de Atget se antes não se leva em consideração este fato). Segundo momento lógico: define a fotografia como um campo artístico específico. A refutação da flutuante categoria de estilo mediante a intervenção da noção de escritu ra permite uma reelaboração estratégica e funcional da produção fotográfica do século XX a "nova objetividade" da Bauhaus e a "beleza convulsiva" do surrealismo adquirem, a partir desse momento, sentido uma em relação à outra. Terceiro momento lógic o, e sem dúvida o mais importante: a fotografia passa a ser um modelo teórico ou chave de leitura que perde seu caráter empírico, pois permite uma reflexão crítica sobre determinados movimentos do século XX cuja análise realizada desde o aspecto pict órico havia resultado estéril.
Código: |
L020-9788565985611 |
Código de barras: |
9788565985611 |
Peso (kg): |
0,690 |
Altura (cm): |
17,00 |
Largura (cm): |
24,00 |
Espessura (cm): |
1,50 |
Autor |
Kraus, Karl |
Editora |
GUSTAVO GILI |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
239 |
Ano de edição |
0 |