Um menino aparentando ter doze anos, com hábitos selvagens e sem o uso da palavra, encontrado em um bosque no sul da França, no alvorecer do século XIX, logo despertou o interesse de filósofos, cientistas e cidadãos comuns. Enviado para o Instituto N acional de Surdos-Mudos, em Paris, e examinado pelo ilustre Professor Pinel que emitiu um prognóstico desfavorável, mereceu a atenção de um jovem médico - Jean Itard. Contrariando as ideias do eminente mestre, Itard acreditou na possibilidade de educ ar o garoto e dedicou-se, durante anos, à tarefa de torná-lo apto ao convívio social.
Essa rica experiência pedagógica, redigida por Itard em dois relatórios traduzidos no Brasil, pela primeira vez, em 2000, voltam a ser publicados em decorrência do grande interesse despertado, desde então. A leitura destes preciosos documentos revela um professor (pre)ocupado em tratar de seu aluno que, ancorado em conhecimentos da época, esforça-se em criar meios para alcançar os objetivos almejados, principa lmente, o de ensinar o jovem a falar. Esse empreendimento não cessa de nos provocar e constitui uma fonte de inspiração para pesquisas sobre questões essenciais da educação de nosso tempo, como bem apontam os ensaios de autores - psicólogos, psicanal istas, linguistas e pedagogos do Brasil e do exterior - publicados na primeira parte desta edição.
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Autor |
DÉBORA, DAINEZ |
Editora |
MERCADO DE LETRAS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
282 |
Ano de edição |
2017 |