• O GINÁSIO VOCACIONAL DE RIO CLARO: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS

Inserida no campo temático da história das instituições escolares, a obra O Ginásio Vocacional de Rio Claro – perspectivas históricas aprofunda as novas interpretações sobre a história dos Ginásios Vocacionais, inaugurados na década de 1960 no estado de São Paulo e baseados no modelo de classes experimentais, a partir da emergência das ideias da Escola Nova. Em São Paulo, seis unidades foram planejadas, instaladas e coordenadas pela professora Maria Nilde Mascellani: São Paulo, Batatais, Barreto s, São Caetano do Sul, Americana e Rio Claro. Rio Claro, lócus desta investigação, era conhecida na época por ser uma cidade de transição, cortada pela ferrovia da Cia. Paulista, cujo trajeto ligava-a à capital.
De acentuado cunho conservador, as d esconfianças quanto ao sistema educativo adotado pelos ginásios vocacionais, muitas vezes interpretado como subversivo por poderes políticos, clérigos e professores que não souberam compreender a atualidade de sua proposta pedagógica, contribuíram pa ra a precoce extinção do ginásio vocacional, em 1970.
Partindo da meso-abordagem proposta por Justino Magalhães, este livro reconstrói a identidade histórica do Ginásio Vocacional de Rio Claro, valendo-se do entrecruzamento de informações seleciona das do contexto local e estadual obtidas em bibliografia especializada e documentações coletadas em arquivos e jornais da época. A pesquisa possibilitou visualizar as dificuldades da sociedade local na aceitação da proposta pedagógica diferenciada, s omando-se os revezes no âmbito estadual e federal com o Golpe Civil-Militar e o silenciamento de sua experiência após esse parco espaço de tempo.

Código: L020-9786558209607
Código de barras: 9786558209607
Peso (kg): 0,261
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 0,90
Autor BERNARDINO, GODOY
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 161
Ano de edição 2021

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

O GINÁSIO VOCACIONAL DE RIO CLARO: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS