• O JOGO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: UMA PROPOSIÇÃO A PARTIR DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL

Esta obra é resultado de pesquisa cujo tema é O jogo na perspectiva Histórico-Cultural: uma proposição a partir do Ensino Desenvolvimental. Objetivamos analisar as possibilidades de organização do processo de ensino na proposição davidoviana com vist as à apropriação pelos estudantes do conceito teórico de jogo. Realizamos um experimento formativo com tarefas e ações de ensino no intuito de que os estudantes do primeiro e segundo anos do ensino fundamental assimilassem os elementos constituintes do jogo e de seu conceito teórico. A organização do experimento solicitou estudo teórico dos pressupostos pedagógicos da teoria Histórico-Cultural e, em particular, do Ensino Desenvolvimental. Ademais, debruçamo-nos sobre os conceitos teóricos pertin entes ao jogo que orientaram a organização de ensino do experimento formativo. Nesse sentido, entre as obras estudadas, destacamos Nascimento (2014), Mahlo ([19--?]), Garganta (1998) e Coletivo de Autores (1992). Posteriormente, elaboramos a proposta de ensino em forma de organização de tarefas de estudo. A centralidade deste trabalho reside no experimento formativo. De modo geral, julgamos ter avançado no processo de compreensão do modo de organização de ensino davidoviano para o ensino da Educ ação Física. Além disso, podemos evidenciar alguns avanços a partir do experimento: emergência dos elementos constituintes da relação geral do conceito de jogo manifestação de atuação consciente das crianças em relação aos elementos estratégicos e t áticos constituição pelos estudantes de abstrações com potencial teórico agir racional dos alunos em relação às ações futuras no âmbito do jogo, o que expressa a formação de hábitos e capacidades de atuação coletiva.

Código: L020-9786525033617
Código de barras: 9786525033617
Peso (kg): 0,240
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,00
Autor VIDALCIR, ORTIGARA
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 141
Ano de edição 2022

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

O JOGO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: UMA PROPOSIÇÃO A PARTIR DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL