• O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA ALEMÀ NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL

O livro didático de língua alemã no contexto de formação de professores no Brasil apresenta uma abordagem atual, multifacetada e pragmática no âmbito do ensino superior de língua estrangeira. A obra propõe versar sobre a centralidade (ou não) dos liv ros didáticos permeando a prática pedagógica. Propõe, ainda,  estabelecer interfaces possíveis entre os pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Aplicada e da Sociolinguística, bem como com os principais métodos utilizados no ensino de línguas. Para tanto, esta obra pretende investigar se e em que medida os livros didáticos consideram outros contextos sociolinguísticos e culturais, sobretudo os que remetem aos falantes e aos aprendizes brasileiros. Ao mesmo tempo, escuta as "vozes" de usuários/professores do Brasil e de produtores/autores da Alemanha sobre a constituição e o papel desses materiais num cenário marcado pela diversidade linguística e cultural. No tocante ao percurso metodológico, a obra vale-se de diversos proced imentos e ações, visando a quantificar os cursos de formação de professores de língua alemã no contexto acadêmico atual. Paralelamente a isso, o livro apresenta um levantamento dos materiais adotados nessas universidades e analisa sistematicamente tr ês dessas obras didáticas. Com base no Quadro Europeu Comum de Referência para o Ensino de Línguas, esta pesquisa documental explicita se esses materiais de ensino e aprendizagem de língua alemã contemplam as abordagens sociocomunicativa e intercultu ral &ndash tema nuclear da investigação. Ainda, foca nas categorias analíticas &ndash variação linguística, competência intercultural, adequação dos textos e os aspectos gramaticais &ndash identificadas nos encaminhamentos didáticos-pedagógicos, n as imagens e nos textos desses materiais didáticos. Devido à sua abordagem, que perpassa as fronteiras geográficas, linguísticas e socioculturais, esta leitura é um referencial valioso para professores e pesquisadores interessados nos processos de en sino e aprendizagem de línguas estrangeiras e, em especial, nos materiais didáticos.

Código: L020-9788547309176
Código de barras: 9788547309176
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 0,20
Autor CRISTIANE, SCHMIDT
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 248
Ano de edição 2017

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA ALEMÀ NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL