Olga Reverbel e o campo do ensino do teatro no Brasil, a partir de uma abordagem sócio-histórica, apresenta análises e interpretações sobre a participação da professora e autora de livros Olga Garcia Reverbel, na trajetória da configuração do campo d o ensino do teatro no Brasil, na segunda metade do século XX. Trata da análise das táticas empreendidas por ela e pelos diferentes atores em prol da formação do referido campo. Nele, o objetivo geral consiste na compreensão, portanto, de como foi con stituído o campo do ensino do teatro no Brasil a partir dos reflexos do trabalho dessa autora, no ensino da Arte (modalidade teatro). Dentre os conceitos, noções e os respectivos autores utilizados nas análises desta pesquisa estão: campo de Pierre B ourdieu (2013) apropriação de Roger Chartier (1988) tática de Michel de Certeau (2005) disciplina escolar de André Chervel (1990) e código disciplinar de Viñao Frago (2008). Os capítulos deste livro são fundamentados pela pesquisa bibliográfica, p esquisa documental e pela metodologia da história oral pensada por Verena Alberti (2005), seguido pelo questionamento: em que medida a releitura das experiências de Olga Reverbel, referentes ao ensino do teatro, pode reconhecer os instrumentos protel adores da inserção das diferentes linguagens da Arte, neste caso o teatro, no currículo da escola brasileira? Os referidos instrumentos, nesse caso específico, estão localizados nas contradições instaladas na relação entre a escola e o teatro. Eles s ão resultado de concepções metodológicas antagônicas em defesa do ensino do teatro na escola e das incongruências entre os paradigmas contextualista e essencialista. Os códigos disciplinares vigentes também resultaram da defasagem entre a “realidade escolar” e a legislação educacional brasileira que, apesar de ter inserido de modo obrigatório o ensino de arte no currículo escolar desde 1971, não dispôs de mecanismos que operacionalizassem o ensino das quatro linguagens artísticas (teatro, música , dança e artes visuais), novamente asseguradas pela Lei n. 13.278/2016. Assim o argumento central enfatiza que Olga Garcia Reverbel foi uma das personagens da história da educação brasileira que ofereceu um arsenal teórico e metodológico para a conf iguração do campo do ensino do teatro no Brasil.
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Autor |
SIMONE, VARELA |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
217 |
Ano de edição |
2021 |