• OLHA PRA MIM! INCLUSÃO/EXCLUSÃO E VIOLÊNCIAS NAS MEMÓRIAS DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE PEDAGOGIA

Nestas páginas, as violências sofridas não serão algo para ser descrito objetivamente, mas para serem materialmente refletidas, em decorrência do horizonte social de onde são miradas, dos contextos em que se inserem, não sendo necessário medi-las ou julgá-las, mas compreendê-las nos acontecimentos que formulam e pelos quais são formuladas.
As violências são, nesse sentido, parte agregada e constitutiva dos paradoxos que compõem os direitos de incluir-se, que por sua vez trazem em seu interior a s marcas da exclusão. As possibilidades de atuação dos sujeitos nos contextos de violências vividos por estudantes de um curso de pedagogia, tais como a refuta, a conivência, o questionamento e a contraposição tecemos sentidos e os significados das s ituações relatadas em seus memoriais descritivos da vida escolar.
Na década de 1990, junto ao Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA (Lei nº 8.069)
de 13 de julho de 1990), as políticas nacionais de atenção e de educação inclusiva estavam (e aind a estão) sob os holofotes da escola e da sociedade. Como então tais situações ou contextos se “repetiam” incessantemente sem que tais dispositivos fossem mediadores das ações desses/as estudantes e desses/as professores?

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Autor CAROLINE, KERN
Editora GIOSTRI EDITORA
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 164
Ano de edição 2022

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