• OS CÂNONES ESCOLARES: FORMAÇÃO DA HISTORIOGRAFIA DA LITERATURA BRASILEIRA (1759-1890)

O que se concebe atualmente como história da literatura, se não nasceu, certamente se desenvolveu, adquirindo os moldes que hoje lhe são característicos na escola e para a escola como projeto nação. Assim, este livro analisa os três primeiros compênd ios de história da literatura brasileira: Curso elementar de literatura nacional (1862), do Cônego Fernandes Pinheiro, O Brasil literário (1863), de Ferdinand Wolf, e Curso de literatura portuguesa e brasileira (1866-1873), de Francisco Sotero dos Re is, relacionando-os ao desenvolvimento da disciplina de literatura nos currículos do ensino secundário em seu gradativo rumo à independência em relação à cadeira de retórica, observando o modo como tais empreitadas historiográficas foram responsáveis , dentre outros, pela construção e consolidação do cânone da literatura nacional e pela invenção de uma tradição literária no país.

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Autor JOSÉ, CARDOSO
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 259
Ano de edição 2016

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OS CÂNONES ESCOLARES: FORMAÇÃO DA HISTORIOGRAFIA DA LITERATURA BRASILEIRA (1759-1890)

  • BROCHURA

  • JOSÉ, CARDOSO

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