Este livro analisa as relações de poder no processo administrativo dos concursos para professores secundários do Atheneu Sergipense entre os anos de 1938 e 1947, relacionando as práticas de recrutamento e seleção desta instituição com as previsões le gais em níveis nacional e estadual. Para tanto, foram identificados e examinados dezenove concursos docentes sergipanos, realizando fundamentação e diálogo das análises por meio da categoria “poder” do autor Michel Foucault, além de interlocuções com pesquisadores que pautam os estudos nas reflexões teórico-metodológicas da História Cultural. Desse modo, as fontes localizadas foram variadas: atas, correspondências, decretos, diários oficiais, discursos, jornais, leis, livro de inscrições para co ncursos, petição e termo de audiências, regimentos escolares, registro de títulos, relatórios dos diretores, teses de concursos e outros. Assim, durante as práticas de recrutamento e seleção de professores para o ensino secundário do Atheneu Sergipen se haviam relações de poder mediadas pelos saberes dos concorrentes, pelo olhar hierárquico vigilante da Congregação e pelas determinações da sanção normatizadora do governo, cujos interesses eram coletivos em prol da organização escolar, via concurs os e/ou nomeações docentes. Dessa maneira, o trabalho traz contribuições para a História da Educação, sobretudo para os trabalhos que pautam as temáticas na História das Disciplinas Escolares e na História da Profissionalização Docente em instituiçõe s escolares específicas.
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L020-9786586089257 |
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Autor |
SILVA, SOUZA |
Editora |
MERCADO DE LETRAS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
224 |
Ano de edição |
2020 |