• PRÁTICAS CURRICULARES DEMOCRÁTICAS EM ESCOLAS DO CAMPO NO BRASIL

“Nada deve parecer impossível de mudar” — anuncia o autor nesta tão potente e inspiradora obra: Práticas curriculares democráticas em escolas do campo no Brasil, esta que foi escrita a partir de um potente diálogo, de escuta, de investigação, de vivê ncias e reflexões sobre a práxis educativa em duas importantes instituições brasileiras: uma, a Escola Família Agrícola, outra, a Escola do Assentamento. Ao investigar as práticas curriculares dessas escolas, Denilson da Silva, educador implicado e c omprometido com as causas socais e com uma educação emancipadora, passa a testemunhar e partilhar conosco a existência de caminhos possíveis os quais se apresentam como alternativas a uma racionalidade neoliberal (hoje hegemônica — mas não única — e causadora de tantas desigualdades) a qual pode ser superada, testemunha e partilha também que podemos viver de outros modos, já que “não são utopias as práticas curriculares” que acontecem nesses espaços em questão. Práticas como a de auto-organizaçã o e de pesquisa participante permitem a materialização da democracia no currículo, elemento fundamental em um contexto tão complexo e desafiador em que vivemos, especialmente no Brasil onde, em um cenário pandêmico, com desigualdades, fragilidades e perdas sem precedentes, o lucro tem sido colocado acima das vidas, onde um projeto neoconservador tem colocado em risco as conquistas democráticas que fizemos ao longo do tempo, em especial no campo da Educação.
Essa obra é um convite à mudança, por apresentar ferramentas críticas, inspiradas em práticas escolares democráticas, as quais emergem do chão de uma escola viva e que esteve ao longo de sua história comprometida com as transformações sociais, aos educadores e educadoras e aos cidadãos, comprometidos com um outro mundo possível, pois como sublinha o autor: “a via do comum enquanto princípio político pode nos inspirar a viver de forma mais coletiva, buscando a defesa dos interesses da comunidade em detrimento da racionalidade neolib eral dominante, emancipando os sujeitos, construindo assim novos horizontes”. Horizontes esses que, inspirados nas práticas testemunhadas e anunciadas pelo autor, permitem-nos materializar um mundo mais justo, humano e solidário, onde se priorize a E ducação como espaço ímpar e insubstituível de libertação dos sujeitos e de construção de outros modos de viver em sociedade.

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Autor DA, SILVA
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 273
Ano de edição 2022

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PRÁTICAS CURRICULARES DEMOCRÁTICAS EM ESCOLAS DO CAMPO NO BRASIL

  • BROCHURA

  • DA, SILVA

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  • Vendido e entregue por Livraria Domus Brasilis - Rio de Janeiro - RJ