• PRÁTICAS DE LETRAMENTOS: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Esta publicação resulta de vários anos de pesquisa e de prática docente no ensino de Língua Portuguesa em curso de Licenciatura na Universidade do Estado da Bahia – UNEB. A oportunidade de concretizá-la se apresentou com a execução do Projeto de Está gio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília – PPGL/UnB, sob a supervisão da Profa. Dra. Stella Maris Bortoni-Ricardo. Trata-se de uma obra que reflete nossas atividades em componentes curriculares que visa m à ampliação da competência leitora e escritora dos estudantes, isto é, que contemplam práticas de letramentos. Nela, apresentamos algumas propostas de letramentos que integram conteúdos de Língua Portuguesa e de Literatura e têm o propósito de auxi liar o(a)s colegas professore(a)s na tarefa sempre árdua de planejar e executar atividades que abranjam os conteúdos dessas duas áreas tão estreitamente relacionadas. As propostas inscritas nesta obra são apresentadas como sugestões, não se intentand o oferecer fórmulas prontas, devendo elas, portanto, sofrerem intervenções conforme a realidade de cada sala de aula, de cada escola, de cada docente. Elegemos a literatura como mote para alcançar o objetivo de promover a ampliação do nível de letram ento dos estudantes por entendermos que os textos literários, além de propiciar diversão, prazer com a sua leitura, refletem o mundo no qual são produzidos. A obra literária também promove a reflexão e desperta a consciência dos leitores sobre as açõ es e omissões de que são partícipes e pode conduzir os indivíduos a agirem como cidadãos atuantes e transformadores da realidade circundante de maneira prazerosa. Essa possibilidade se afina com as necessárias práticas leitoras e escritoras a serem i mplementadas pela escola, já que as ações e os eventos de letramentos precisam incluir, da maneira mais ampla possível, os variados gêneros textuais produzidos nas diversas instâncias sociais. Como se faz necessário basear as práticas docentes em fun damentação teórica sólida, elegemos diversos estudos que discutem e definem o letramento como prática social e embasam as propostas de letramentos apresentadas. Ressaltamos, do mesmo modo, abordagens sobre a necessidade de observar, em ações de letra mentos, a interdisciplinaridade Língua e Literatura. Consideramos, ainda, discussões sobre letramentos em sua relação com o ensino da disciplina Língua Portuguesa, abarcando os conteúdos de Literatura. Portanto, trazemos para a nossa obra o espírito

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Autor SOUZA, CASTRO
Editora SCORTECCI
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 108
Ano de edição 2018

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PRÁTICAS DE LETRAMENTOS: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA