• TÉCNICAS EM TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA PERSPECTIVA DE INTERVENÇÕES INDIVIDUAIS E EM GRUPOS

O livro Técnicas em terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes: uma perspectiva de intervenções individuais e em grupos reúne mais de 350 técnicas em TCC para atendimento de crianças e adolescentes, tanto no contexto individual quan to em grupos. As técnicas são apresentadas de forma detalhada, passo a passo, com linguagem acessível, permitindo uma fácil compreensão e aplicação por parte do leitor. \r\n\r\nÉ cada vez mais reconhecido que, tal como acontece com os adultos, crianç as e adolescentes também se sentem confusas ao tentar definir seus sentimentos e pensamentos, assim como podem experimentar sintomas fisiológicos desagradáveis, que acarretam prejuízos à saúde mental. Crianças, adolescentes e adultos, portanto, preci sam de acompanhamento psicoterápico para desenvolver habilidades que lhes permitam lidar de forma funcional com as dificuldades enfrentadas em seu dia a dia.\r\n\r\nTécnicas em terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes: uma perspec tiva de intervenções individuais e em grupos\r\n\r\nA terapia cognitivo-comportamental (TCC) se apresenta como uma forma de tratamento focada no problema e dirigida à ação, utilizada para tratar dificuldades específicas por meio de uma conceitualizaç ão cognitiva individualizada em sessões estruturadas e colaborativas. A abordagem baseia-se em evidências de que distorções de pensamento e comportamentos mal-adaptativos desempenham um papel no desenvolvimento e na manutenção dos transtornos psicoló gicos, e que os sintomas e o sofrimento associado podem ser reduzidos pelo ensino de novas habilidades de processamento de informações e mecanismos de enfrentamento.\r\n\r\nTécnicas em terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes: uma perspectiva de intervenções individuais e em grupos\r\n \r\nIndependentemente da demanda, nas primeiras sessões o terapeuta deve realizar uma avaliação psicológica válida e adequada para que haja uma boa conceitualização de caso e o planejamento do tratamento. O terapeuta deve realizar essa avaliação e identificação do objetivo de terapia do paciente, mediante a construção de um vínculo terapêutico empático e colaborativo. A TCC trabalha com o pressuposto de que o processo terapêutico irá se de senvolver quando existir um equilíbrio colaborativo entre terapeuta e cliente, de modo que se percebam como uma equipe de trabalho. Crianças e adolescentes, inclusive, irão se sentir valorizados ao perceberem que podem construir ativamente, tendo opo

Código: L020-9786555710397
Código de barras: 9786555710397
Peso (kg): 1,880
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 6,00
Autor MANUELA, LINS
Editora SINOPSYS
Idioma Português
Encadernação CAPA DURA
Páginas 1
Ano de edição 2021

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

TÉCNICAS EM TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA PERSPECTIVA DE INTERVENÇÕES INDIVIDUAIS E EM GRUPOS