A Teoria Histórico-Cultural, inicialmente desenvolvida por Lev S. Vygotsky no início dos anos 1900, na antiga União Soviética, busca, com o referencial do materialismo histórico-dialético, as origens das formas humanas de comportamento consciente, en tendendo-as como desenvolvidas nas relações sociais, permeadas na e pela cultura. Nessa perspectiva, defende-se a importância da apropriação dos conhecimentos cientí?cos para a formação do psiquismo, para o desenvolvimento das funções psicológicas su periores, características dos seres humanos. Com base em tais fundamentos, a teoria possibilita interlocuções entre a Psicologia e a Educação, o que se concretiza no livro Psicologia e educação em diálogo com a Teoria Histórico-Cultural e na defesa d a humanização.
A coletânea tem como objetivo registrar e socializar várias escritas que contribuam para a proposição de uma escola acessível a todas as pessoas e que auxilie no processo de humanização. A publicação reúne 19 produções, entre brasilei ras e estrangeiras, que se materializam em ensaios teóricos, experiências e pesquisas desenvolvidos pelas/os suas/seus autoras/es. Focaliza estudos e práticas nos mais diversos espaços em que a Psicologia e a Educação sejam convocadas a intervir na b usca da defesa da emancipação humana.
Código: |
L020-9786525040530 |
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Autor |
ROSANA, KRANZ |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
454 |
Ano de edição |
2023 |