• SEM MAQUIAGEM: O TRABALHO DE UM MILHÃO DE REVENDEDORAS DE COSMÉTICOS

Em seu primeiro livro, a socióloga Ludmila Costhek Abílio, professora da PUC-Campinas, investiga o trabalho de revendedoras de cosméticos da indústria de beleza brasileira. O ponto de partida desse estudo inovador é um exército de aproximadamente 1 m ilhão de revendedoras (equivalente à população da cidade de Campinas-SP), responsável pelo sucesso comercial de uma das mais importantes e reconhecidas empresas de cosméticos do país, a Natura. Ancorada em um rico estudo de campo, a pesquisadora prop õe uma abordagem original sobre o trabalho informal feminino dentro de um segmento denominado Sistema de Vendas Diretas.Além de analisar aspectos da produção e distribuição da empresa e da economia informal, a autora traça o perfil socioeconômico das revendedoras, suas motivações e como se dá o relacionamento com o trabalho e a empresa. Para isso, entrevistou desde faxineiras a mulheres de altos executivos, passando por professoras, donas de casa e até uma delegada da Polícia Federal, que vende os cosméticos no prédio da própria corporação.Ao finalizar a pesquisa, Ludmila constatou certa ambiguidade na relação dessas mulheres com a empresa, uma vez que começam a vender seus produtos com o intuito de consumi-los. Também percebeu que nessa di nâmica de trabalho o empregador transfere os riscos para as revendedoras, como a inadimplência de clientes, não lhes dando garantia de rendimento, ao mesmo tempo que as encoraja a investir em estoques que podem nunca ser vendidos.''''''''O livro também m ostra como a feminilidade está implicada na construção de novas formas de trabalho, que apelam para as identidades comuns de gênero e ao mesmo tempo diferenciam marcadamente as classes sociais'''''''', afirma a professora de economia Ursula Huws, da Univ ersidade de Hertfordshire, no texto de orelha. Enquanto em uma ponta da escala vendedoras da classe trabalhadora garantem as vendas para consumidoras da mesma classe, na outra ponta estão as vendedoras da elite paulistana do ''''''''setor Crystal'''''''', um agrupamento exclusivo de pessoas pertencentes à classe alta ou que por ela circulam, mais interessadas na filosofia da empresa do que na renda em si. O relato de Diva, 67 anos, casada com um empresário e moradora do bairro do Itaim, confirma essa pe rcepção. Consultora do setor Crystal há seis anos, relaciona as vendas de produtos Natura com suas experiências de trabalho voluntário e voltado para a responsabilidade social.Dentro do contexto que faz com que as revendedoras se tornem propaganda vi

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Autor COSTHEK, ABÍLIO
Editora BOITEMPO EDITORIAL
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 240
Ano de edição 2014

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SEM MAQUIAGEM: O TRABALHO DE UM MILHÃO DE REVENDEDORAS DE COSMÉTICOS