• SEQUÊNCIA DIDÁTICA: FUNDAMENTADA NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COMO FACILITADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MEDIADA PELAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Este livro lança um novo olhar sobre e alfabetização e letramento mediados pelas novas tecnologias digitais, a partir da adequabilidade do modelo de sequência didática com fundamentação teórica na aprendizagem significativa de David Ausubel. Tem como objetivo examinar e pensar os possíveis caminhos para uma alfabetização dialógica que prestigie as demandas sociais do indivíduo. Apresenta um framework para elaboração de sequência didática que, mediada pelas novas tecnologias que considerem a real idade história e cultural, o interesse das crianças e a sua linguagem, pode tornar a aprendizagem mais significativa, contribuindo de forma contundente nesse processo de aquisição da competência oral e escrita, para além da decodificação de letras e fonemas, mas em sua função social, vinculada ao processo de letramento do educando. Os sujeitos participantes deste livro foram 49 docentes, especialistas de diversas áreas do conhecimento, e 28 crianças em processo de alfabetização com disparidade i dade-série, integrantes de uma sociedade civil voltada ao reforço escolar, na zona oeste do Rio de Janeiro, onde se efetivaram os estudos de campo com a aplicação das sequências didáticas.
Apresentamos ainda um diálogo teórico-crítico, a partir da c onstituição de estudos analíticos sobre o panorama histórico da alfabetização no Brasil adequabilidade do uso do caderno digital, uma ferramenta que poderá ser utilizada em sala de aula com tablets para fixação dos conteúdos da forma escrita pelas c rianças e você ainda terá acesso aqui no livro ao modelo do framework para a montagem das sequências didáticas, uma ferramenta que vai auxiliar muito na sua prática pedagógica.
Com este livro, desejo contribuir para uma amplitude na promoção do pro cesso de alfabetização e letramento e, partindo desta como pedra angular, proporcionar formação integral do ser humano, que se tornará autônomo, inserido coerentemente nas práticas sociais a partir do acesso a uma educação emancipatória. Observou-se, ainda, com esta nova abordagem educativa, ser possível mitigar a distância da qualidade na educação ofertada entre as camadas sociais, oportunizando ensino e aprendizado satisfatórios para todos.

Código: L020-9786525000916
Código de barras: 9786525000916
Peso (kg): 0,160
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 2,00
Autor SHEILA, ARANTES
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 111
Ano de edição 2022

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: FUNDAMENTADA NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COMO FACILITADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MEDIADA PELAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS