• SER BACHAREL E SER PROFESSOR: PROBLEMATIZANDO A AÇÃO DOCENTE DOS BACHARÉIS

Este livro discute a formação pedagógica dos bacharéis com a seguinte questão norteadora: como pode ocorrer o processo de formação continuada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus Porto Velho Zona Norte, de modo q ue atenda aos problemas relacionados à falta de formação peda-gógica dos docentes bacharéis e que, ao mesmo tempo, adeque-se às especi?cida-des do ensino técnico pro?ssional? Os principais objetivos são: a) investigar as necessidades de formação peda gógica do corpo docente da área de Gestão e Negócios do Ifro b) veri?car as principais di?culdades relacionadas à prática peda-gógica dos professores com formação de bacharel, suas necessidades com relação ao suporte pedagógico da equipe pedagógica do campus, suas opiniões acerca da formação continuada e sugestões de como essa formação poderia ocorrer na realidade em que estão inseridos e c) construir, coletivamente, um plano de ação interno de formação continuada. Quanto aos aspectos metodoló gicos, adotamos a pesquisa qualitativa, com abordagem de pesquisa-ação e foco em uma proposta de intervenção na realidade pro?ssional cuja temática é a formação continuada de professores da educação pro?ssional. A obra foi desenvolvida sob uma orient ação metódica, calcada na metodologia de pesquisa-ação em educação, o aporte teórico baseou-se, principalmente, nos estudos sobre formação inicial e continuada de professores. O corpus da pesquisa foi composto pelas falas produzidas por profes-sores bacharéis, participantes da pesquisa, em reuniões grupais. Assim, os relatos dos encontros durante a pesquisa mobilizaram as ações que a compuseram, bem como o seu relatório. Dessas ações (plano de ação interno), destacam-se a constru-ção de uma Form ação Pedagógica da Educação Pro?ssional no Ambiente Virtual de Aprendizagem e um Curso de Aperfeiçoamento em Pro?ssionalização Docente. Dessa forma, a pesquisa-ação proporcionou a identi?cação do per?l dos participan-tes da pesquisa, por meio dos enc ontros com o grupo que possibilitou que os professores bacharéis tivessem a oportunidade de falar acerca da sua prática peda-gógica, suas principais di?culdades no que diz respeito à prática pedagógica, suas necessidades com relação ao suporte pedagó gico da equipe da pedagógica do campus, suas opiniões acerca da formação continuada e sugestões de como essa formação poderia ocorrer na realidade em que estão.

Código: L020-9786525040059
Código de barras: 9786525040059
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 0,80
Autor SANTOS, FARIAS
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 131
Ano de edição 2023

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

SER BACHAREL E SER PROFESSOR: PROBLEMATIZANDO A AÇÃO DOCENTE DOS BACHARÉIS

  • BROCHURA

  • SANTOS, FARIAS

  • APPRIS

  • Vendido e entregue por Livraria Domus Brasilis - Rio de Janeiro - RJ