Assim como a sociologia em si, a história da sociologia da educação é marcada por um debate clássico, o qual permaneceu por muito tempo como foco central de análise na estrutura. Porém, na contemporaneidade, abre-se uma nova matriz teórica da sociolo gia e da sociologia da educação, sem abandonar o universo estrutural da sociedade, mas livrando-se das suas amarras vinculadas à estrutura social e enfocando o indivíduo enquanto sujeito. Assim, buscando-se compreender temáticas emergentes relacionad as ao campo sociológico educacional, da cultura, do multiculturalismo, das desigualdades sociais, assim como os novos processos teóricos, educativos, políticos, econômicos, ambientais, culturais e tecnológicos. Neste caso, ao se falar em contemporane idade, não se associa necessariamente a elementos cronológicos, mas alerta-se para uma dinâmica de discussões novas no que se refere a temáticas recentes e/ou novas interpretações teóricas, sem, no entanto, abandonar o debate clássico. Isto significa dizer que neste livro parte-se do pressuposto de que nos dias de hoje, ao mesmo tempo em que da dinâmica social oriunda das novas formas de produção e relações sociais e culturais nascem novas temáticas que ligam a sociologia à educação e vice-versa , tem-se também novos horizontes teóricos de interpretação da realidade de ambos os lados, da sociologia e da educação.
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L020-9788554945268 |
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Autor |
WESSLER, BONETI |
Editora |
CHAMPAGNAT |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
128 |
Ano de edição |
2018 |