Este volume da Coleção CONAE Paraná é dedicado ao eixo "Valorização dos profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho". O título do eixo já é por si mesmo um panorama das dimensões imbricadas no tema da valorizaçã o. A conquista da ideia de valorização como princípio constitucional em 1988 demarcou um campo de disputa pela forma de efetivação deste, como condição necessária à qualidade de ensino na educação pública ainda que a forma "valorização do magistério público" possa sugerir uma restrição do princípio, é imprescindível como ponto de partida para discussão de valorização de todos os trabalhadores em educação, em atuação seja na escola pública, seja no espaço das instituições privadas.Os últimos ano s trouxeram elementos novos para a concretização do princípio: a reafirmação da necessidade de um piso salarial profissional nacional (PSPN), que havia sido subtraído da Constuição pela Emenda n.º 19, aprovada nos anos de 1990, e retomado pela E menda Constitucional n.º 53 de 2006, coloca na ordem do dia a necessidade de superar as desigualdades no vencimento dos trabalhadores nas milhares de redes públicas do país, quadro que constitui-se, na maior parte das vezes, também por remuneraç ões que refletem disponibilidade orçamentária dos entes federados e nem sempre coadunam-se com a ideia da valorização profissional. Certamente, neste caso, o debate entre financiamento e valorização profissional não é secundário constitui-se como um dos temas candentes para compreender as dificuldades e os desafios para que o país possa tratar os trabalhadores da educação com o respeito que estes merecem, dada a complexidade da tarefa que a formação das novas gerações impõe.
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Autor |
BARBOSA, GOUVEIA |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
145 |
Ano de edição |
2015 |