O livro Vlog literário: um possível recurso didático para a formação leitora lança um olhar para os novos tipos de conteúdo literário que circulam no cotidiano dos estudantes, por meio das plataformas digitais. A autora observa que a experiência de l er e escrever, na atualidade, é atravessada por recursos tecnológicos que não devem ser entendidos como determinantes do processo de ensino-aprendizagem, mas como elementos que reconfiguram os contextos de produção, distribuição, consumo e recepção d e informações diversas, reverberando também na formação leitora. Refletir criticamente acerca desse processo é uma tarefa da escola como agência qualificada de letramento. Desse modo, este livro parte de uma breve revisão teórico-crítica do texto mul timodal para propor um exercício de análise de vlogs como um recurso didático possível, enfatizando três aspectos centrais: a ampliação do repertório, o acesso ao texto literário e a interação leitor/texto. A seleção dos vídeos foi baseada nas listas dos títulos mais solicitados pelos principais exames nacionais de ingresso ao ensino superior, que delimitam o conto como gênero literário referencial. Ao final, o leitor tem, como sugestão, a proposta de duas o?cinas com uso de vlogs literários com o um material de apoio didático ao trabalho de reflexão e à prática docente. Desejamos que esta publicação proponha um olhar mais acurado para as inter-relações entre leitores, textos, linguagens e suas tecnologias.
Código: |
L020-9786525050393 |
Código de barras: |
9786525050393 |
Peso (kg): |
0,118 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,80 |
Espessura (cm): |
1,00 |
Autor |
ANGIE, BIONDI |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
68 |
Ano de edição |
2023 |